» O vinho

» Ficha técnica

» Ficha de degustação

» Variedades utilizadas

Clos Cattacini - Trebbiano Romagnolo 2014
IP Altos Montes- Flores da Cunha (RS)


O Clos Cattacini – Trebbiano Romagnolo 2014é um produto de alta qualidade, ultra premium, desenvolvido em conjunto com a Vinícola Luiz Argenta, localizada em Flores da Cunha (RS).

Além de originais, os vinhos Cattacini são impregnados de rica história, valores familiares e tradições culturais. As uvas do Clos Cattacini são cultivadas num singelo vinhedo onde, no início do século XX, a Sociedade Vinícola Rio Grandense implantou o projeto Granja União. O local hoje é a sede da Vinícola Luiz Argenta.

Criada em 1929 para enfrentar a primeira grande crise do setor vinícola nacional, a Sociedade Vinícola Rio Grandense foi responsável pela introdução das variedades viníferas europeias no país. O primeiro vinho varietal elaborado no país, lançado em 1932 com o rótulo Granja União, se tornou uma marca que mudaria todo o mercado e a concepção dos vinhos brasileiros.

E seguindo esta saga, exatos 80 anos depois, o Clos Cattacini Gewurztraminer chega ao mercado. O termo Clos, utilizado para designar vinhedos, cercados por muros, em geral pequenos e de alta qualidade, na França, foi escolhido para nomear os nossos vinhos, pois as vinhas desta bela propriedade são cercadas por uma taipa, como é conhecida na região sul do Brasil este tipo de construção.

O Trebbiano Romagnolo teve a sua fermentação alcoólica realizada em tanques de aço inox com temperatura controlada e passou por um estágio de oito meses em barricas de carvalho francês de segundo e terceiro usos. Após a estabilização foi engarrafado, tendo permanecido por mais dois meses em caves climatizadas antes de ser comercializado.

Foram produzidas apenas 1150 garrafas deste exclusivo vinho, que se apresenta límpido com tonalidade amarelo palha, de média intensidade, com nuances verdeal.

Ao nariz demonstra-se franco, frutado e floral e apresenta intensidade e persistência aromática, com harmonia entre a fruta e a madeira. Os principais descritores são as flores secas, toque de jasmim, e as frutas como o damasco e uma nota de pêssego.

E na boca mostra-se estruturado, com grande volume de boca, com presença harmônica da madeira com a fruta. Persistente, seco e com acidez bem marcante. Apresenta teor alcoólico de 12,5% vol. e bom equilíbrio entre o aspecto olfativo e gustativo.

Trata-se de um vinho versátil, ideal para acompanhar peixes, carnes brancas, pratos da cozinha italiana e contemporânea e alguns tipos de risotos, massas e queijos, dentre outras iguarias. A temperatura ideal de serviço situa-se entre 10 e 12°C.

 

 
             
Produtos   Quem somos
Vinhos Cattacini Linha Zuim       A Cattacini Vinhos
      Merlot Cattacini 2011       Zuim Tinto 2013       Perfil
      OITO – Peverella Cattacini 2015       Zuim Espumante Brut       Contato
      Clos Cattacini - Gewurztraminer 2015    
      Barbæra - Barbera Cattacini 2015 Vinhos personalizados Mídia
      Quíron - Chardonnay Cattacini 2015       Rosé La Sagrada Familia - Cattacini 2018       Impressos
      Quíron - Ribolla Gialla - Fiano 2017       ABW - Cattacini - Ribolla Gialla - Fiano 2017       Internet
      Vale do Luar - Chenin Blanc Cattacini 2015         Prêmios
      Azzul Cattacini - Espumante Extra-Brut    
      Clos Cattacini - Trebbiano Romagnolo 2014    
      Espumante Santiago Extra-Brut  
      Cotdazzul Rosé 2018